Facebook disponibiliza Internet grátis na Zâmbia

zambia_rsO projecto Internet.org, um consórcio liderado pelo Facebook que tem como objectivo disponibilizar Internet gratuita a mil milhões de pessoas em todo o mundo nos próximos cinco anos, anunciou o lançamento de uma aplicação móvel na Zâmbia que permitirá o acesso gratuito a serviços básicos na web.

A aplicação, que resulta de uma parceria com a operadora Airtel – estando inicialmente só disponível para os clientes da marca -, permitirá o acesso a serviços ligados a áreas como a saúde, o emprego e informações locais, como meteorologia, para além de websites como a Wikipedia, Google Search, Messenger ou o próprio Facebook. «Ao providenciarmos serviços básicos gratuitos através da app, esperamos ligar mais pessoas à Internet e ajudá-las a descobrir uma série de serviços valiosos, aos quais não teriam acesso de outra forma», afirma Guy Rosen, director de Gestão de Produto do Facebook, numa nota publicada no blogue oficial da rede social.

O projecto Internet.org, que foi anunciado oficialmente há cerca de um ano, tem sido uma espécie de missão pessoal de Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e principal promotor do projecto, que já anunciou publicamente que o objectivo passa por levar a Internet aos dois terços da população mundial que ainda não tem acesso à web, através de equipamentos como drones, satélites e lasers desenvolvidos em laboratório por uma equipa de cientistas contratados à NASA e a outras instituições.

A disponibilização da aplicação móvel na Zâmbia é o primeiro grande passo do projecto. «A Zâmbia será o primeiro país onde vamos providenciar uma série de serviços básicos de forma gratuita», sublinha Mark Zuckerberg num post publicado esta manhã na rede social. «Neste momento, apenas 15% da população da Zâmbia tem acesso à Internet. Em breve, toda a gente poderá utilizar gratuitamente a Internet para encontrar emprego, ajuda na área da saúde e usar ferramentas como o Facebook para se manterem ligadas às pessoas que amam», conclui.

Até ao momento, o consócio Internet.org já ajudou três milhões de pessoas em todo o mundo a ter acesso à Internet.
Veja aqui o filme de apresentação da app.

 

Artigos relacionados