Facebook com menos utilizadores diários pela primeira vez
Pela primeira vez na história do Facebook, o número de utilizadores que acede à rede social diariamente desceu. A plataforma registou menos um milhão de utilizadores só na América do Norte, no último trimestre, sendo este o mercado que mais lucro concede à empresa. Também foi verificada uma redução de cerca de 20% no crescimento da publicidade. Estes factores combinados resultam numa perda aproximada de 200 mil milhões de dólares em valor de mercado.
Além disso, o crescimento de utilizações quotidianas no conjunto das redes sociais da Meta – Facebook, Instagram e WhatsApp – foi quase nulo nos três últimos meses: registaram-se 2,82 mil milhões de utilizações, apenas mais 10 milhões do que no trimestre anterior.
A perda de um milhão de utilizadores norte-americanos, que se reflectiu também num decréscimo global neste período de tempo, pode ser reflexo da crescente perda de interesse das gerações mais novas no Facebook. Ainda assim, a Meta continua a ser substancialmente lucrativa, tendo gerado quase 40 mil milhões de dólares em 2021, a maior parte proveniente daepublicidade.