Facebook ainda domina em Portugal mas a coroa está em risco
O Instagram é, actualmente, a rede social mais usada pelos portugueses entre os 15 e os 24 anos, representando uma ameaça ao Facebook. Ainda assim, a plataforma criada em 2004 por Mark Zuckerberg continua a dominar o panorama de social media em Portugal, segundo revela um estudo da Marktest.
De acordo com “Os Portugueses e as Redes Sociais 2020”, o Facebook lidera em termos de notoriedade e número de perfis, sendo a plataforma onde mais portugueses têm conta criada. É também a rede social que os portugueses visitam mais vezes por dia.
Quando questionados sobre que plataformas deste tipo conhecem, os inquiridos pela Marktest não têm dúvidas na resposta: o Facebook é a rede com mais referências espontâneas (99,6%), à frente do Instagram (87,4%) e do Twitter (60,1%). Estas duas últimas apresentam, porém, uma tendência de crescimento nos últimos anos: face a 2019, verifica-se um salto de 3,4 e 6,1%, respectivamente.
O Facebook é também a plataforma que apresenta maior penetração, com 92,2% de perfis criados. Seguem-se o WhatsApp (80,3%) e o Instagram (73,3%). Em termos de frequência, o Facebook é apontado por 49,4% dos inquiridos como a rede social que visitam mais vezes, embora se note uma descida significativa face a 2011, quando era a plataforma mais usada por 89,4% dos utilizadores de redes sociais.
O Instagram aparece em segundo lugar no top das redes sociais mais utilizadas (22,8%), logo seguida pelo WhatsApp (15,5%). As restantes plataformas são indicadas por 12,3% dos indivíduos.
E qual a rede social mais abandonada? Segundo o mesmo estudo, 17,1% dos utilizadores de redes sociais afirmam ter deixado de usar alguma destas plataformas nos últimos 12 meses. Entre os que abandonaram, 34,7% apontou para o Snapchat, 25,8% para o Twitter, 18% para o Facebook e 17,7% para o LinkedIn. Há também quem indique ter deixado o Pinterest (13,1%). Quanto ao principal motivo, falta de interesse é o mais sugerido.