Fabricante de tubos de aço Ferpinta investe 50 milhões em nova fábrica
A celebrar o seu 50.º aniversário, a Ferpinta anuncia o investimento de 50 milhões de euros numa nova fábrica na Zona Industrial de Loureiro, em Oliveira de Azeméis. As instalações terão uma área de 50 mil metros quadrados e foco na sustentabilidade e na inovação, bem como no aumento da capacidade de produção e no desenvolvimento de novas soluções.
Dados apresentados por Luís Simões da Silva, professor da Universidade de Coimbra, num evento promovido pela Ferpinta mostram que o uso do aço deverá duplicar até 2050. Números como este evidenciam a importância de a empresa fundada pelo Comendador Fernando Pinho Teixeira continuar a investir numa produção cada vez mais sofisticada e amiga do ambiente.
Recentemente, apostou, entre outros, na substituição de produtos químicos por outros com menor perigosidade com base aquosa e, ainda na substituição da iluminação industrial de IM 400W por LED 155W, num total de 264 candeeiros. Esta alteração representa uma poupança energética anual superior a 250000kWh.
«Eu tinha uma coisa na altura, que ainda hoje tenho. Tudo o que eu sonhasse fazer, fazia… perfeito. E andei sempre na frente dos outros. Sonhei uma máquina de fazer tubos e passado algum tempo já estava a fazer tubos. Uma máquina inventada por mim. Hoje somos pioneiros», conta o Comendador. A Ferpinta, que se apresenta como o maior fabricante ibérico de tubos de aço, soma mais de 450 colaboradores.