Fábrica de Startups e Turismo de Portugal procuram ideias inovadoras
Tourism adVenture é o nome do novo programa de inovação aberta que junta a Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal no mesmo propósito: contribuir para acelerar a inovação no sector. O objectivo passa por colocar as empresas de Turismo em contacto com as startups, para dar resposta a desafios concretos da indústria.
As candidaturas para o programa Tourism adVenture decorrem online até ao dia 1 de Maio. Podem concorrer todas as startups de Turismo ou de outras áreas que tenham uma solução que possa ser aplicada a este sector e que dê resposta a pelo menos um dos desafios propostos no programa, em áreas como a digitalização ou a sustentabilidade.
Depois de seleccionadas as melhores candidaturas, o programa irá dividir-se em três momentos: o primeiro será um workshop de matchmaking, que irá decorrer nos dias 18 e 20 de Maio, para assegurar que a solução proposta pela startup vai ao encontro daquilo que é o desafio real da empresa; segue-se, de 25 de Maio a 9 de Junho, um conjunto de seis bootcamps de validação da solução face à realidade dos clientes da empresa parceira; por fim, a 15 de Junho terá lugar um Demo Day, onde as startups irão apresentar as suas soluções às empresas parceiras. Todo o processo irá decorrer de forma 100% digital.
No Demo Day, as empresas parceiras poderão ainda seleccionar as startups com as quais têm interesse em desenvolver um piloto. Cada startup seleccionada receberá um incentivo de 5.000 euros para o desenvolvimento desse mesmo piloto.
«O Turismo continua a ser uma indústria absolutamente fundamental para o futuro do nosso País e, por isso, precisamos de novos negócios e empreendedores que, em conjunto com o tecido empresarial deste sector, desenvolvam novas experiências para os turistas», afirma em nota de imprensa António Lucena de Faria, fundador e CEO da Fábrica de Startups.
Já Sérgio Guerreiro, director coordenador da direcção de Gestão do Conhecimento do Turismo de Portugal, sublinha que «a adopção de inovação por parte das empresas é uma condição necessária para que possam superar os desafios da transição digital e de manter a sua competitividade no mercado.»