Fábrica Confiança é considerada Monumento de Interesse Público
No início do ano, a Câmara Municipal de Braga realizou duas hastas públicas para vender o edifício municipal Saboaria e Perfumaria Confiança, mais conhecido como Fábrica Confiança. A iniciativa gerou polémica mas nenhum comprador se chegou à frente. Agora, a história soma um novo capítulo: o espaço foi classificado Monumento de Interesse Público.
A classificação chega na sequência de um pedido entregue em Outubro de 2018 e que culmina hoje com a portaria assinada por Ângela Carvalho Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, e publicada em Diário da República.
De acordo com a secretária de Estado, este é o «último testemunho bracarense de um património do qual existem cada vez menos vestígios». Fundada em Braga em 1894, a Saboaria e Perfumaria Confiança funcionou até 2005 nas mesmas instalações na Rua Nova de Santa Cruz, com sucessivas remodelações e obras de expansão.
Desde que foi encerrada, vários movimentos têm apelado a que a Fábrica Confiança seja transformada num centro cívico e cultural, aberto a toda a cidade e que respeite a memória industrial, segundo é explicado em comunicado. Em Junho do ano passado, surgiu mesmo um projecto comunitário nesse sentido, apresentado pela Plataforma Salvar a Fábrica Confiança à Câmara Municipal e ao Ministério da Cultura.