Fábio Coentrão impulsiona redes sociais do Sporting

Desde que fecharam as novas contratações dos clubes de futebol, o Sporting CP foi o que mais aumentou a sua exposição nas redes sociais. De acordo com um estudo realizado pela agência Remarkable, o crescimento deve-se em grande parte à chegada de Fábio Coentrão: o jogador conta com quase 11 milhões de seguidores no Facebook, Instagram e Twitter e é responsável por 93% do aumento de exposição do clube.

O mesmo estudo aponta o SL Benfica como ocupante do segundo lugar no top dos clubes que viram a sua exposição crescer devido à entrada de novos jogadores. Dos cerca de 2,7 milhões de utilizadores adicionados ao raio de alcance do clube, 2,41 milhões deles correspondem a fãs de Gabriel Barbosa (88% do total).

Em terceiro lugar, encontra-se o SC Braga, cuja exposição subiu em 669 mil utilizadores nas três redes nacionais analisadas. João Carlos Teixeira, André Horta, Muric e Ricardo Esgaio são os principais responsáveis.

Diogo André, CEO da agência Remarkable, considera que os clubes devem «olhar para os seus jogadores como activos para além das quatro linhas» e dá o exemplo do Feirense. O clube tem apenas seis mil seguidores no Instagram enquanto Antonio Briseño, contratado recentemente, tem mais de 100 mil.

«Os atletas têm um grande potencial comercial e de comunicação e cada vez mais devem olhar para si próprios como marcas. Em Portugal, há potencial para explorar estas oportunidades», conclui o responsável.

Artigos relacionados