Num mercado onde a imagem vale tanto quanto o sabor, a cadeia chinesa Mellower Coffee conquistou a atenção global com uma criação que parece saída de um conto de fadas: o Sweet Little Rain. O fenómeno visual alia um clássico café Americano a uma nuvem de algodão doce suspensa sobre a chávena. À medida que o vapor do café sobe, derrete lentamente o algodão doce, fazendo-o ‘chover’ açúcar para dentro da bebida.
A experiência sensorial pensada tanto para o paladar como para o feed do Instagram tornou-se um fenómeno mundial e, apesar da cadeia chinesa ter encerrado permanentemente operações na China e no Vietname, a sua criação continua a ser um sucesso, chegando agora a Portugal através das coffe houses da Delta, no Porto e em Lisboa.
Segundo a marca, esta nova forma de servir café faz parte de uma coleção chamada Wonder Coffees. Está desde 1 de junho disponível e até a influencer Carina Caldeira já se manifestou sobre o fenómeno. Neste caso, a pequena nuvem doce de algodão doce acompanha um cappuccino. Tudo por oito euros.
“O seu primeiro Wonder Coffee pode levá-lo às alturas – literalmente”, destaca a marca numa publicação feita no Instagram.
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Na rede social, Carina Caldeira destaca que “o Sweet Rain Coffee é o primeiro da coleção Wonder Coffees da Delta e é uma experiência (literalmente) doce”, com um visual “inesperado e impossível de ignorar” disponível no Porto e em Lisboa.
“E se te faltavam motivos para ir experimentar, tens disponíveis nas lojas t-shirts e tote bags para levares contigo o mood Wonder para o resto do teu dia”, aponta a influencer num post colaborativo com a marca.
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A origem e ADN deste fenómeno
Mais do que uma bebida, o Sweet Little Rain tornou-se um símbolo da nova era do marketing, onde o design e a partilha nas redes sociais – e consequente viralização – são ingredientes essenciais. Só no Instagram, a hashtag #sweetlittlerain soma milhares de publicações, revelando o alcance e o apelo desta criação entre consumidores digitais ávidos por novidades estéticas.
O conceito foi criado pela Mellower Coffee, fundada em 2011 em Kunming e sediada em Xangai, como forma de diferenciar-se num mercado cada vez mais competitivo. Desde pelo menos 2015, esta criação já circulava em artigos de referência, como o Vice, que destacou a bebida como parte de uma “segunda onda” de cafés artesanais em Xangai, vendendo cerca de 150 unidades por dia. A inovação foi desenvolvida pelo barista campeão Kim Jinkyu como um movimento estratégico que oferecia uma experiência sensorial e estética única.
Mellower visava atrair consumidores chineses menos familiarizados com o café. O fenómeno viralizou primeiro em fóruns como Reddit em 2019, onde os usuários partilhavam fotos da bebida, explicando que custava cerca de 8 a 9 euros, com opiniões que se dividiam.













