Exposição sobre Tim Burton aterra em Lisboa

Quer conhecer melhor o mundo de Tim Burton? Os filmes de animação do realizador norte-americano são homenageados já a partir de 6 de Fevereiro numa exposição em Lisboa. Será no Museu da Marioneta que películas como “Noiva Cadáver” ou “Frankenweenie” estarão em destaque.

A culpa é do Monstra, festival de animação de Lisboa cuja próxima edição ocupará a cidade entre os dias 18 e 29 de Março. Por se tratar da 20.ª edição do evento, a organização decidiu organizar algumas actividades paralelas em jeito de celebração.

No caso de “O Mundo Animado de Tim Burton”, a aposta vai para marionetas e desenhos originais dos filmes stop motion do realizador, bem como armaduras, maquetes, adereços, esboços e pesquisas gráficas. O objectivo é poder conhecer melhor o processo criativo de Tim Burton.

«Estamos a mostrar trabalhos de um dos mais geniais realizadores de sempre, que iniciou a sua actividade ainda enquanto estudante de animação e que tem no sangue o ‘bichinho’ da animação tal como nós», comenta Fernando Galrito, director artístico do Monstra, acrescentando que «o trabalho das marionetas é fabuloso!»

Segundo o responsável, «cada marioneta é uma obra de relojoaria. Vamos poder ver os mecanismos interiores das cabeças e dos corpos e perceber que, por debaixo de cada imagem que vemos no ecrã, há uma estrutura de uma grande complexidade, que permite aos animadores dar as mais complexas expressões e movimentos a cada ‘actor’».

As marionetes patentes na exposição foram produzidas pelos estúdios britânicos Mackinnon & Saunders, que começaram a colaborar com Tim Burton em 1995, para o filme “Marte Ataca!”.  A exposição termina apenas a 19 de Abril.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...