Explore a Amazónia através do Google Earth
Se somos o que comemos e bebemos, aquilo que consumimos e aquilo em que acreditamos e se tudo isto está a ser ameaçado, então o que somos nós? Esta é a pergunta deixada pela Google no manifesto de “I Am Amazon”, iniciativa que pretende ajudar o público a descobrir a sua ligação com a floresta tropical através do Google Earth.
Segundo Rebecca Moore, director da Google Earth, todos temos uma relação com a Amazónia, mesmo que nunca a tenhamos visitado. Seja pelo ar que respiramos ou pelos ingredientes naturais nos medicamentos que usamos, por exemplo.
Por isso mesmo, a tecnológica quer que tenham consciência dessa relação e que a aprofundem. Para tal podem contar com a Voyager, plataforma de histórias do Google Earth. Aqui, os utilizadores vão encontrar 11 narrativas interactivas sobre diferentes partes da Amazónia – algumas delas produzidas pelo cineasta e produtor Fernando Meirelles.
Vídeo, mapeamento, áudio e realidade virtual 360º são os recursos utilizados para levar o utilizador numa viagem imersiva pela floresta. Rebecca Moore conta que este é o culminar de um trabalho de 10 anos com os povos da Amazónia.
Além das histórias o Google Earth Voyager apresenta também, pela primeira vez, um atlas detalhado das terras indígenas no Brasil e das pessoas que ali habitam, fruto de uma parceria com o Instituto Socioambiental.