Experiência da Samsung mostra que tecnologia pode ajudar no ensino da Matemática
Considerando dois grupos de crianças – um em que tinham acesso a tablets Samsung Galacy Tab e outro sem estes equipamentos -, verifica-se que 71% dos alunos que aprenderam matemática com recurso a tecnologia melhorou o seu desempenho. Por outro lado, somente 53% dos alunos do grupo sem tablets viu os seus resultados evoluírem de forma positiva.
Estas são as principais conclusões de uma experiência levada a cabo pela Samsung Portugal em parceria com a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), a Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) e a MathemaTIC. Com o objectivo de perceber qual o contributo da tecnologia no desempenho escolar, nomeadamente no ensino de matemática, a marca promoveu a primeira edição do Laboratório de Matemática, que envolveu 35 alunos do 7.º ano, durante oito semanas.
“Em suma, no Grupo de Experiência registou-se uma subida dos resultados médios de 12%, por oposição ao Grupo de Controlo, onde se observou uma descida de 4%”, adianta a Samsung em comunicado.
Os alunos que participaram no Grupo de Experiência integraram uma turma virtual na MathemaTIC, plataforma de aprendizagem personalizada e interactiva, com acesso a partir de tablets Samsung Galaxy Tab. Foram também acompanhados por um tutor responsável por orientar a resolução dos exercícios propostos.
De acordo com Cláudia Rodrigues, head of Marketing & Communications da Samsung Portugal, os resultados do Laboratório de Matemática são recebidos com entusiasmo, uma vez que evidenciam a importância do papel da tecnologia na aprendizagem.
«As conclusões retiradas desta experiência são mais uma prova de que a tecnologia é, por si só, uma ferramenta que contribui para levar os nossos consumidores a ir mais além, sejam eles alunos, pais ou professores. A tecnologia, aplicada ao meio educativo, pode potenciar o sistema educativo e estar ao serviço de todos para resultados que beneficiam toda a comunidade», acrescenta a mesma responsável.