Expectativas económicas na Europa caem 4 pontos. Clima de consumo continua a descer
Depois de três meses em queda, o clima de consumo na Europa não apresenta evoluções positivas, passando para -13,2 pontos em Junho de 2022, face a -7,5 em Maio, revela a GfK Portugal.
As expectativas económicas caíram quatro pontos em relação a Maio, mantendo-se negativas, com a Alemanha a apresentar o indicador menos negativo de entre os países analisados. Portugal continua com uma perspectiva muito negativa (-40 pontos), tendo caído cinco pontos face ao mês anterior.
Também o indicador das expectativas salariais desceu sete pontos em Junho, comparativamente a Maio, atingindo o valor de -38 pontos. A Eslováquia e a Lituânia são os países com os indicadores menos negativos (-6 e -8 pontos, respectivamente). Portugal tem -29 pontos, tendo caído seis pontos em relação a Maio.
Da mesma forma, a propensão para comprar continua com valores negativos, caindo mais cinco pontos este mês. A Hungria é o único país que apresenta maiores níveis de confiança, com um indicador de 19 pontos. Em Portugal, a predisposição para comprar caiu três pontos, mantendo uma perspectiva negativa (-30 pontos).