Expectativas económicas de Portugal passam a valores negativos. Consumidores menos propensos a comprar
Apesar de a vida estar a começar a voltar ao normal num mundo pós-pandemia, o clima de consumo na Europa apresenta uma tendência de decréscimo. São estas as conclusões da Gfk Portugal, que revela que, por cá, as expectativas económicas diminuíram 21 pontos, passando a apresentar um indicador negativo (-10 pontos).
No passado mês de Novembro, a propensão de consumo na Europa decresceu face ao mês de Outubro (16,4% vs 21,3%), uma tendência também verificada no ano passado, em que o indicador apresentou um valor de -13,4%, no penúltimo mês de 2020.
Reino Unido, França e Lituânia registaram as maiores subidas no que diz respeito às expectativas económicas (+5 pontos) que, no geral, variaram em -8 pontos face a Outubro. Quanto às expectativas salariais, Sérvia e Bulgária registaram as maiores subidas (+9 e +8 pontos, respectivamente), enquanto Portugal caiu 5 pontos face a Outubro, mas mantém o indicador positivo (3 pontos).
No que toca à propensão para comprar, o indicador caiu face ao mês anterior, apresentando um valor de -3 pontos, com o Reino Unido e a Croácia a registarem as maiores subidas (+10 e +9 pontos, respectivamente). Em Portugal, a predisposição para comprar caiu 2 pontos, mantendo o indicador negativo com -20 pontos.