Executivos da Google afirmam: “Estamos aqui para ajudar os jornais”

google-logosAparelhos como o iPad da Apple podem ajudar os jornais e editores tradicionais, mas só uma evolução significativa os poderá salvar, defendeu Hal Varian, economista chefe da Google, numa conversa com alunos de jornalismo da UC Berkeley.

Na opinião de Hal Varian, aparelhos como o iPad são bons, mas as publicações têm que servir melhor o seu público. «O futuro das notícias pode estar na utilização deste tipo de aparelhos», disse Varian na Escola de Jornalismo da UC, sublinhando: «Os utilizadores provavelmente ligarão o aparelho durante as suas horas de lazer e, como devem imaginar, isso é muito atractivo para as editoras.»

Mas tendo em conta a relação difícil da indústria da música com o iTunes, com o controlo apertado sobre a imagem e o preço a sair da alçada das companhias discográficas, será que as editoras vão pensar duas vezes antes de se juntarem à Apple? «Sabemos que acabará por haver alguma concorrência por parte de outros aparelhos, como o Kindle», afirmou, «e claro que ainda há o mundo da internet. Acho que o iPad deve ser visto como um elemento vital da distribuição.»

Varian fez ainda saber que estudara os dados da publicação de notícias, receitas de publicidade e números de circulação da Newspaper Association of America, do Pew Center e de outras fontes. E concluíra que a distribuição digital será uma bênção para os editores de notícias se estes também redefinirem radicalmente o seu produto e os meios de chegarem aos consumidores.

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