Executiva da Google diz que CMO e CFO são a nova “dupla maravilha”

Kate Stanford, vice-presidente de Ads Marketing da Google, considera que o Chief Financial Officer (CFO) e o Chief Marketing Officer (CMO) são como a nova “dupla maravilha”: tomam decisões em conjunto, em vez de seguirem os seus próprios caminhos e ignorarem a perspectiva do outro.

Em entrevista ao The Drum, a executiva conta que um estudo elaborado pela tecnológica mostra que, para a maioria das empresas que estão na linha da frente da transformação digital, «os líderes de Marketing já construíram uma relação colaborativa com os seus Chief Financial Officers».

Kate Stanford conta que a Mondelez é um bom exemplo da aplicação desta abordagem. A empresa de bolachas e snacks – responsável por marcas como Oreo – desafiou as equipas de marketing, finanças, serviço ao cliente, informação e negócio a alinharem e partilharem objectivos. Para isso, adoptou uma técnica a que chama “empatia à escala” e que permite, entre outros, analisar a implementação de estratégias em tempo real para maximizar a eficácia.

Como resultado, a Mondelez está a registar um crescimento anual a dois dígitos e está a dedicar um montante mais significativo de dinheiro ao mundo digital: 50% dos gastos em marketing deverão ser alocados ao digital.

Esta coordenação mais próxima entre CMO e CFO é descrita por Kate Stanford como um dos passos para uma transição digital a longo prazo. Outro será repensar o planeamento e o orçamento, para que se tornem mais flexíveis – em linha com a constante mudança de comportamento dos consumidores, por exemplo.

Além disso, será preciso olhar com outros olhos para as experiências de consumo, garantindo que as marcas estão onde as suas audiências estão. O mesmo estudo da Google  mostra ainda que 40% dos profissionais de marketing conseguiu convencer a liderança a investir na transformação digital devido a essa ambição de se ser mais centrado no consumidor.

 

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