Ex-smokers are Unstoppable
Retratos de ex-fumadores com mensagens claras sobre o que mudou nas suas vidas por deixarem de fumar. Esta é a base da segunda fase da campanha “Ex-smokers are Unstoppable” que procura usar os retratos dos ex-fumadores como inspiração para encorajar fumadores a deixar os cigarros.
A campanha “Ex-smokers are Unstoppable” foi lançada a 16 de Junho de 2011 e terá a duração de três anos. Pretende dar aos fumadores (que representam 29% dos cidadão da UE) motivações para deixarem de fumar, dando-lhes ajuda prática para o fazer. Na primeira fase da campanha, foram mais de 500 mil os europeus que acederam às páginas das redes sociais. De entre esses são mais de 20 mil os fumadores que estão a usar activamente a iCoach, a ferramenta interactiva de cessação tabágica. Esta ferramenta oferece dicas práticas e conselhos para os diversos estágios de cessação tabágica, representando a primeira vez que a UE oferece ajuda prática. A segunda fase da campanha aposta agora em mensagens positivas mostrando os benefícios de deixar de fumar com casos reais de jovens de cada uma dos países da UE, no que toca à prática desportiva, saúde e dinheiro, entre outros.
O tabaco é a maior causa de morte evitável na União Europeia (UE) sendo responsável por mais de 650 mil mortes por ano. Acresce que mais 13 milhões de pessoas na UE sofrem de doenças graves por fumarem, de que são exemplos as doenças cardiovasculares e as doenças crónicas pulmonares. Motivos mais do que suficientes para que John Dalli, Comissário Europeu para a Saúde, se tenha envolvido no lançamento da segunda fase da campanha anti-tabagismo da UE. Aliás, na conferência de imprensa que decorreu ontem ao início da tarde em Bruxelas, John Dalli confessou que ele próprio é um ex-fumador, daí que saiba «o quão difícil pode ser deixar de fumar». No entanto, o Comissário Europeu para a Saúde acredita que «esta nova campanha e as suas ferramentas, serão capazes de, genuinamente, fazer a diferença na vida das pessoas e ajudá-las a tornarem-se imparáveis». A campanha, que se dirige aos jovens entre os 25 e os 34 anos, contará com dois filmes, Grávida e Maratona, que poderão ser visto em televisão e internet. A campanha marcará também presença em imprensa e internet com imagens individuais dos 27 jovens (um por cada Estado Membro da UE) . Conhecido pelos seus trabalhos de retratos dinâmicos e íntimos, o fotografo John Rankin foi o escolhido para fazer este trabalho com os 27 jovens, no seu estúdio em Londres.