Évora lança filme da candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027

“Levem Évora” é a mensagem deixada pela cidade no seu mais recente filme promocional. Desenvolvido no âmbito da candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027, apresenta as principais características de Évora, nomeadamente a sua cultura e a forma como se vive.

“Sublinhar a pausa, o espaço e a humanidade. É esta a mensagem da campanha que foi desenhada para representar as várias dimensões de Évora”, lê-se em comunicado.

Além do filme – com produção da Playground e realização de Rui Vieira –, foi criada também uma imagem especial e, ainda, uma identidade musical. Todos estes elementos assentam nos eixos do imaterialismo, herança cultural e biodiversidade – ou seja, os aspectos analisados pelo júri da iniciativa. A candidatura de Évora será submetida a 23 de Novembro para avaliação do júri internacional.

No que à imagem diz respeito, a aposta vai para duas frases de autores conhecidos – “A suprema elegância de ser simples” (Eugénio de Andrade) e a “Intangibilidade que o alentejano conserva” (Miguel Torga) – que serviram de inspiração para o processo criativo levado a cabo pelo estúdio de design de comunicação R2.

Quanto à identidade musical, destaca-se uma peça criada por quatro músicos de Évora, intitulada “O Céu do Pastor”. Os autores consideram que foi «um processo bonito, de escuta, de olhar para dentro, de olhos fechados e pés levantados do chão. Um caminho de reencontro com o [nosso] Alentejo e de descoberta enquanto colectivo».

António Bexiga (aka Tó-Zé Bexiga), António Pinto de Sousa, Mestre André e Dj Sims são os responsáveis por este tema, somando-se ainda a participação de “Vozes do Imaginário”, com direcção de Luís Pereira. A mistura e masterização, por seu turno, cabe a Luís Lucena.

Artigos relacionados