Europeus menos dispostos a adquirir produtos e serviços

A Gfk Portugal revela que, apesar de as expectativas económicas terem subido, o clima de consumo na Europa caiu em Fevereiro relativamente ao mês anterior (11,5 vs. 13,7, respectivamente). Já as expectativas salariais e a disposição para adquirir algum produto/serviço apresentaram variações negativas face a Janeiro.

A primeira métrica variou em +4 pontos, em relação a Janeiro, com República Checa (+16 pontos), Portugal (+13 pontos) e Áustria (+10 pontos) a registarem as maiores subidas. Alemanha e Itália destacam-se como os países com melhores expectativas económicas (24 pontos).

Contudo, o indicador das expectativas salariais caiu três pontos, apesar de a Eslovénia, República Checa e Polónia terem registado subidas (+12, +11 e +10 pontos, respectivamente). A Hungria é o país com melhores expectativas salariais (25 pontos) e Portugal sobe cinco pontos face ao mês anterior, apresentando um indicador positivo de sete pontos.

Também a propensão para comprar caiu face a Janeiro (-2 pontos). Grécia, Letónia e Hungria registam as maiores subidas (+16, +9 e +9 pontos, respectivamente), com Hungria (37 pontos) e Itália (21 pontos) a liderarem a lista de países com maior propensão para comprar. Em Portugal, a predisposição para comprar subiu cinco pontos, mas manteve o indicador negativo.

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