Eurobest arranca hoje com 152 trabalhos portugueses na corrida

Arranca hoje o Festival Eurobest, a maior competição europeia da indústria da publicidade e comunicação. No ano em que comemora o seu 25º aniversário, o certame realiza-se em Lisboa pela segunda vez consecutiva. O Cinema São Jorge será assim, e até ao próximo dia 30, palco da distinção da criatividade em 15 diferentes categorias.

Dos 4847 trabalhos a concurso, 152 são de autoria portuguesa. Em Media Portugal está representado com 14 trabalhos. Em PR, Film e Print estão a competir oito, 13 e 34 trabalhos, respectivamente. Em Outdoor, Radio e Interactive encontram-se 24, 14 e 3 trabalhos nacionais. A categoria de Direct conta com cinco projectos, a de Promo & Activation com 14 e a de Design com seis. À competição de Craft & Film foram submetidos quatro trabalhos portugueses, à de Mobile seis e à de Integrated um. Branded Content & Entertainment tem quatro trabalhos portugueses inscritos e Craft: Print & Poster tem dois.

Além da entrega de prémios, ao longo dos três dias do festival, os delegados de agências e marcas europeias poderão ter acesso a um programa de seminários e workshops, onde serão abordados temas de relevo para a indústria da publicidade e da comunicação criativa.

No dia de hoje é de destacar, por exemplo, o seminário “Sardines and Chocolate”, que será conduzido por João Wengorovius, ex-presidente e CEO da BBDO Portugal. Vasco Perestrelo, CEO da MOP – Multimedia Outdoors Portugal, representante oficial do Eurobest em Portugal, terá a seu cargo a introdução.

Nota ainda para o seminário “The London 2012 Opening Ceremonies: The Magic of Storytelling”, cujo orador será Martin Green, mestre de cerimónias nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, e Nikki Crumpton, da McCann de Londres. Matias Pal-Jensen, da McCann Erickson, fará a introdução.

O programa completo pode ser consultado aqui.

Se em 2011 o Eurobest recebeu mais de 1500 representantes de 36 países, este ano o número de inscrições de participantes internacionais, com proveniência de mais de 40 mercados, aumentou já em 25%, garantiu na apresentação do festival à imprensa Philip Thomas, CEO do Eurobest e do Lions Festival. António Costa, presidente da CML, não quis deixar de destacar a importância da realização do evento para Lisboa e para o País, no que respeita à internacionalização da cidade e das indústrias criativas nacionais. «O Eurobest veio para ficar um ano, acabou por ficar por três, e esperemos que se convertam em seis ou em 12», referiu.

Recorde-se que a entrega de prémios do festival Eurobest terá lugar no dia 30 de Novembro, no Pátio da Galé.

Artigos relacionados