EUA querem combater coronavírus através da localização dos smartphones

O governo norte-americano está a discutir com o Facebook e Google, entre outras gigantes tecnológicas, a possibilidade de recorrer a informações sobre a localização dos smartphones dos cidadãos para combater a propagação do novo coronavírus. A Casa Branca está também a ouvir a opinião de especialistas de saúde, segundo avança o The Washington Post.

A ideia é perceber, por exemplo, se as pessoas estão a manter a distância de segurança umas das outras, evitando contactos desnecessários. O acesso a estes dados poderá também ajudar a criar mapas que demonstrem a evolução da infecção: de acordo com fontes citadas pela mesma publicação, seria possível compilar anonimamente estes dados para criar uma imagem mais real do que passa no país. Seria uma espécie de análise de tendências.

No entanto, os norte-americanos poderão não ver com bons olhos esta medida, uma vez que implica um nível de invasão de privacidade a que não estão habituados. Tudo dependerá da forma como esta possibilidade será implementada (ou não), sendo que o The Washington Post ressalva que não está a ser pensada a criação de uma base de dados governamental.

A disponibilização de dados deste tipo não seria novidade para o Facebook, que já providenciou infirmação a investigadores no passado, sob a forma de estatísticas. No caso do COVID-19, estes dados podem ajudar as autoridades a prever o próximo epicentro do surto ou decidir para onde devem ser direccionados os recursos de saúde disponíveis.

A Google, por seu turno, confirma estar em negociações com o executivo de Donald Trump, embora sublinhe que está a desenvolver os seus próprios esforços para aproveitar da melhor maneira possível as informações que tem sobre a localização dos internautas. Porta-voz da Google indica que pode ajudar as autoridades da mesma forma que apresenta padrões de trânsito ou restaurantes populares no Google Maps.

Garante, contudo, que não irá partilhar dados pessoais ou informações de determinado indíviduo, seja a sua localização ou contactos, entre outros.

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...