EUA ataca produtos de vaping com sabores
A Food and Drug Administration (FDA), entidade responsável por supervisionar todos os produtos alimentares e medicamentos nos Estados Unidos da América, vai obrigar as empresas que vendem cigarros electrónicos com sabores a retirar os seus produtos das prateleiras. De fora desta nova ordem ficam apenas os produtos de vaping com sabor a tabaco e mentol.
O objectivo será suspender apenas os sabores frutados, que poderão apelar especialmente a consumidores de faixas etárias mais jovens. A FDA já alertou até a marca Juul, entre outras, de que os seus artigos estão a ser utilizados por menores.
Segundo adianta o The Verge, a FDA promete medidas regulatórias caso as recargas com sabores continuem à venda dentro de um mês. «Acreditamos que esta medida equilibra a urgência com a qual devemos encarar a ameaça à saúde pública que a utilização de cigarros electrónicos pelos jovens representa e o potencial papel que os cigarros electrónicos podem desempenhar em ajudar a transição de adultos fumadores de tabaco de combustão para uma alternativa potencialmente menos prejudicial», explica Stephen Hahn, comissário da FDA.
A autoridade garante que não se trata de banir por completo estes produtos, deixando a porta aberta para futuros artigos com sabores. Porém, não permite a sua forma actual de comercialização.