“Eu conto com o Turismo”: Nova campanha quer mudar a percepção dos portugueses sobre o sector

Sob o mote “Eu conto com o Turismo”, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) lançou, com o apoio do Turismo de Portugal, uma campanha que pretende promover e valorizar a importância que esta actividade tem para o País, não só ao nível económico, mas também social.

A campanha baseia-se em testemunhos reais de pessoas, mais ou menos conhecidas do público, que beneficiam com o crescimento da actividade turística no País. Um empresário do sector têxtil, uma varina da Nazaré, um vendedor de bolas de Berlim e um piloto de voos turísticos são alguns dos protagonistas da campanha, assim como o cantor Toy, o CEO do Millenium bcp, Miguel Maya, e a CEO da Casa Ermelinda Freitas, Leonor Freitas.

«O racional por detrás da campanha “Eu conto com o Turismo” pretende destacar a relevância transversal da actividade turística para os portugueses, tendo em conta uma visão positiva, verdadeira e equilibrada do seu impacto. O Turismo gera empregos, promove empreendedorismo, reduz assimetrias regionais, reforça a coesão social e territorial e projecta a cultura e hospitalidade portuguesa no mundo», salienta em entrevista à Marketeer Susana Monteiro, partner da consultora BDC – Empower to Lead, responsável pela campanha.

A campanha, que decorrerá até 13 de Março, está alojada num microsite e será partilhada nas plataformas digitais, nomeadamente nas redes sociais e nos canais institucionais da Confederação do Turismo de Portugal. Terá também investimento em media digital. «O target são todos os portugueses. Queremos aproximar a percepção que têm sobre a verdadeira importância do Turismo, reflectindo os seus impactos directos e indirectos em diversas áreas da economia e evidenciando a forma como contribui para a prosperidade de Portugal», sublinha Susana Monteiro.

Também em entrevista à Marketeer, Nuno Bernardo, secretário-geral da CTP, aborda os objectivos desta campanha.

Nuno Bernardo, secretário-geral da CTP

O que motivou o lançamento da campanha “Eu conto com o Turismo”? Quais os objectivos?

Esta campanha nasce da necessidade de informar a sociedade sobre a relevância do Turismo para o nosso País, apresentando testemunhos reais que ilustram como o sector transforma vidas e comunidades.

De uma forma integrada e transversal, o Turismo é responsável pela criação de emprego e riqueza, pela redução das assimetrias regionais, pela protecção do ambiente natural e cultural, pelo progresso das comunidades locais e, talvez como nenhuma outra actividade, pelo efeito multiplicador na economia portuguesa.

Dos transportes, ao comércio, passando pelos serviços, indústria, ou agricultura, todos os sectores económicos beneficiam do Turismo. Esta é a actividade que mais oferece oportunidades de emprego a jovens e menos jovens, portugueses ou estrangeiros, com mais ou menos qualificações e onde, por exemplo, a taxa de empregabilidade de mulheres é superior na maioria dos ramos de actividade do turismo à dos homens.

Por isso, esta campanha revela como todos podem contar com o Turismo, seja de que região forem ou tenham a profissão que tiverem.

E em que medida é que a nova campanha pode ajudar a valorizar o sector?

Esta campanha quer mostrar na prática, no dia-a-dia do País, aquilo que os grandes números por vezes escondem. Através de exemplos reais, demonstrar algo que, por vezes, é esquecido no debate público: a força que o Turismo tem na economia, na criação de riqueza no País, na criação de emprego, o que acaba por beneficiar todos e cada um de nós. Esta campanha terá sempre de ter como espectro uma estratégia mais alargada e uma maior transversalidade.

Apesar da sua importância para a economia nacional, ainda é preciso, de facto, valorizar o Turismo? Que razões encontra para essa desvalorização?

Nunca é demais valorizar o Turismo e explicar aos portugueses a importância que esta actividade tem nas suas vidas e nas suas regiões. Muitas das vezes, a suposta tentativa de desvalorização resulta de uma grande subjectividade e deficiência de apreciação sobre aquilo que o Turismo entrega de bom à nossa sociedade.

Quais os principais desafios que o sector nacional do Turismo enfrentará em 2025?

A captação de novos mercados, enfrentarmos os desafios das novas tecnologias, da descarbonização, encontrarmos as melhores soluções para colmatar a falta de mão-de-obra, uma legislação laboral que atenda às especificidades do turismo e termos, enquanto País, a arte e o engenho de encontrar a melhor forma de enfrentar e minimizar impactos das incertezas conjunturais mundiais e nacionais.

Por outro lado, a actividade turística continua a enfrentar o desafio de crescer sem uma nova infra-estrutura aeroportuária, e aguarda também o que será o futuro da TAP. Estes são alguns dos grandes desafios que o Turismo continua a ter.

Veja aqui alguns dos filmes da campanha “Eu conto com o Turismo”:

Texto de Daniel Almeida

*O jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico

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