Estudo revela que pandemia reforçou relações digitais com influenciadores
Um estudo da Kaspersky, que contou com a participação de mais de 15 mil pessoas em 25 países, conclui que as relações com personalidades mediáticas, reais ou fictícias, continuam a crescer.
Integrado na campanha “The Social Dilemma” em Portugal, este estudo é uma iniciativa que pretende alertar os utilizadores para os perigos das redes sociais e promover o uso equilibrado e seguro destas plataformas.
Durante os sucessivos confinamentos, muitas pessoas recorreram a “companheiros virtuais” para substituir a vida social que tinham, sendo que este tipo de relações unilaterais ganhou uma forte influência sobre muitos utilizadores, refere o estudo. Cerca de 71% dos inquiridos afirma aprender com os influenciadores em áreas como a saúde, hobbies, moda e notícias. Cerca de 23% diz ser “dependente” do conteúdo dos influenciadores e 10% afirma mesmo que tem uma sensação de ausência se não se envolver com os influenciadores, quer através de comentários aos posts (37%) ou de reacções às suas stories (37%).
De acordo com a psicóloga Filipa Jardim, as barreiras entre a vida digital e a vida real têm-se esbatido, por vezes de forma muito perigosa: «Confundem-se likes com intimidade, faz-se de um influenciador um suposto amigo próximo, espreita-se o mundo através dos conteúdos digitais partilhados e vive-se menos com os cinco sentidos.»
O estudo revela ainda que quase metade dos utilizadores das redes sociais (47%) acredita que os influenciadores que seguem lhes proporcionam uma forma de “fugir à realidade” e 59% considera que as redes sociais lhes forneceu uma conexão vital durante a pandemia, com esta percentagem a subir para 71% junto dos jovens entre os 18 a 34 anos.
Filipa Jardim reforça ainda que os «comportamentos de uso excessivo da internet e das redes sociais [podem], em alguns casos, apelidar-se de adição – às redes sociais, ao telemóvel, à Internet».
Em Portugal, a campanha “The Social Dilemma” dá o pontapé de saída no dia 18 deste mês, através de um directo no Instagram, com a influenciadora Rita Serrano e a psicóloga Filipa Jardim da Silva, para debater os perigos técnicos e psicológicos das redes sociais.