Estudo revela 4 tendências que vão transformar os hábitos de consumo na próxima década
O estudo global “Consumer Vision 2035”, conduzido pela Dentsu, apresenta as principais tendências que vão transformar os hábitos de consumo até 2035. A inteligência artificial, as alterações climáticas e os comportamentos espontâneos guiarão as decisões de compra e a relação entre marcas e consumidores.
Identidade Digital
Segundo o estudo, 70% dos consumidores prevê que a IA influenciará significativamente as suas rotinas diárias até 2035. 49% espera utilizar assistentes virtuais para tarefas como compras e gestão de tempo. Combinada com a realidade aumentada, a IA irá transformar o comércio digital e a comunicação.
Novos modelos Sociais
Quatro em cada cinco consumidores acreditam que as suas rotinas mudarão devido ao aquecimento global, impactando desde horários de trabalho até escolhas de lazer. Os destinos turísticos e os horários de compras também serão adaptados a temperaturas extremas.
Consumo influenciado pelo estado de espírito
70% dos consumidores admite que o estado de espírito influencia as suas compras e 77% espera que as marcas ajustem ofertas com base no humor e contexto pessoal, exigindo ações preditivas e não reativas. Neste contexto, os consumidores verão os seus dados como ativos valiosos e poderão até monetizá-los.
Elemento surpresa
80% dos consumidores valoriza o fator surpresa como forma de fidelização. Nessa medida, a IA pode ser vista como uma aliada das marcas, para interpretar padrões emocionais e antecipar desejos, criando experiências marcantes.
A próxima década será, assim, marcada por avanços tecnológicos, adaptações climáticas e uma conexão emocional mais profunda entre consumidores e marcas. A capacidade de inovar e oferecer experiências personalizadas será, então, fundamental para as empresas que desejam permanecer relevantes num mercado em constante transformação.