Estratégias de sala de aula para dificuldades comportamentais específicas

Por Sei – Centro de Desenvolvimento e Aprendizagem

São várias as razões que podem levar a que um aluno revele determinado comportamento ou dificuldade, ou a que o ambiente e trabalho em sala de aula sejam prejudicados. Entre as várias causas possíveis poderá estar a existência de uma Dificuldade de Aprendizagem Específica, de uma Perturbação de Défice de Atenção ou o aluno poderá simplesmente revelar essa dificuldade. Como tal, é importante o professor estar munido de estratégias/adaptações simples, que o auxiliem a gerir da melhor forma estas dificuldades. O presente texto identifica alguns desses comportamentos/ dificuldades e respetivas adaptações.

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em completar uma tarefa específica passo a passo.

Tente estas adaptações:

– Dividir a tarefa em passos viáveis e alcançáveis pelo aluno;
– Dar exemplos específicos de forma a que modelem o aluno para que consiga completar a tarefa.

Quando observar este comportamento…

Passar de uma tarefa para outra sem terminar a primeira.

Tente estas adaptações:

– Definir de forma explicita os requisitos necessários para a tarefa ser considerada completa (ex: “o teu trabalho de matemática termina quando todos os três problemas estiverem feitos e corrigidos; não comeces outra tarefa antes de terminares esta”).

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em seguir instruções.

Tente estas adaptações:

– Certifique-se de que tem a atenção do aluno antes de dar a instrução;
– Use pistas/dicas para o alertar;
– Dê instruções orais juntamente com as instruções escritas facultadas;
– Dê uma instrução de cada vez;
– Repita a instrução para o aluno, de forma discreta, após ter sido dada para o resto da turma;
– Certifique-se de que o aluno entendeu a instrução pedindo-lhe que a repita ou a explique por palavras suas.

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em manter o esforço e a eficácia ao longo do tempo.

Tente estas adaptações:

– Reduza a extensão da tarefa e dê prioridade à qualidade (em vez da quantidade);
– Aumente a frequência dos reforços positivos (se vir que o aluno está a fazer bem, diga-lhe).

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em completar os projectos (tarefas que vão para casa).

Tente estas adaptações:

– Faça uma lista com os passos necessários para completar a tarefa, dizendo-o ao aluno;
– Distribua o projecto em secções alcançáveis com prazos específicos de entrega para cada uma;
– Vá verificando com frequência se o trabalho está a ser feito;
– Designe um “companheiro de estudo” para cada secção, para que possa ajudar o aluno.

Quando observar este comportamento…

Dificuldade com qualquer tarefa que implique memorização

Tente estas adaptações:

– Combine a visão, a linguagem, a escrita e a realização;
– Ensine técnicas de memorização como método de estudo (e.g. mnemónicas, repetição).

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em avaliações escritas.

Tente estas adaptações:

– Dê tempo extra;

– Ensine estratégias e competências de como realizar um teste e dê a hipótese de o aluno ser testado oralmente;
– Realize um teste claro, legível e organizado;

– Use um formato de teste com o qual o aluno se sinta mais confortável e que lhe seja familiar;
– Dê exemplos de resposta;
– Deixe um espaço grande para cada resposta;
– Dê-lhe folhas de rascunho.

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em manter a atenção (facilmente distraído por estímulos externos).

Tente estas adaptações:

– Recompense quando estiver focado;
– Divida actividades em unidades pequenas;
– Vá recompensando realizações oportunas;
– Utilize a proximidade física e o toque para o ajudar a focar e a manter a atenção.

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em auto-monitorizar-se (erros de desatenção na escrita, na aritmética e na leitura).

Tente estas adaptações:

– Ensine métodos específicos de auto-monitorização (stop-olha-ouve);
– Faça com que o aluno reveja o trabalho algum tempo depois de terminado.

Quando observar este comportamento…

Demora muito a fazer uma tarefa de 10 minutos.

Tente estas adaptações:

– Permita uma metodologia alternativa para completar a tarefa, recorrendo pouco à escrita (apresentação oral, um vídeo, apresentação visual, gráficos, mapas, imagens);
– Permita uma forma alternativa de escrita (e.g. computador).

Quando observar este comportamento…

Desatento, alheado do que se está a passar na sala de aula.

Tente estas adaptações:

– Certifique-se de que tem a atenção do aluno antes de dar instruções (diga ao aluno para prestar atenção, olhar para si enquanto fala, olhar para os seus olhos);
– Peça que repita as instruções;
– Tente envolver activamente o aluno na aula (aprendizagem cooperativa).

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em participar na sala sem interromper; dificuldade em trabalhar sem agitação motora.

Tente estas adaptações:

– Sente o aluno próximo do professor;
– Recompense o comportamento adequado;
– Utilize o “canto do estudo” se apropriado.

Quando observar este comportamento…

Fala excessivamente.

Tente estas adaptações:

– Ensine ao aluno alguns gestos e utilize-os para dizer ao aluno quando pode e não pode falar.

Quando observar este comportamento…

Dificuldade nas mudanças de actividades, tarefas, aulas, etc.

Tente estas adaptações:

– Avise previamente o aluno de que vai haver uma mudança (agora estamos a fazer esta ficha, a seguir vamos fazer…) e o que
espera dele (e é preciso que tu…);
– Tenha locais específicos para todos os materiais;
– Peça a um colega que o ajude na organização do material na transição de actividade.

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em permanecer sentado.

Tente estas adaptações:

– Dê ao aluno frequentes oportunidades para se levantar e movimentar (e.g. fazer recados, distribuir material);
– Ir indicando a parte do corpo que está em movimento excessivo, por forma a consciencializá-lo.

Quando observar este comportamento…

Desafia a autoridade.

Tente estas adaptações:

– Dê-lhe atenção positiva;

– Fale individualmente com o aluno sobre o comportamento indevido (o que estás a fazer é… a melhor forma de obteres o que queres é…).

Quando observar este comportamento…

Dificuldade em espaços não estruturados (corredores, recreio, refeitório)

Tente estas adaptações:

– Diga ao aluno qual o objectivo concreto durante uma actividade não estruturada (o objectivo de irmos à biblioteca é…), associando aquilo que espera dele (e é preciso que tu…);
– Faça jogos de equipa e outras atividades de grupo.

*Adaptado de “Suggested Classroom Interventions For Children With ADD & Learning Disabilities”

 

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