Estou Contigo! promove chamadas telefónicas solidárias em todo o território nacional

A Estou Contigo!, associação de caráter social sem fins lucrativos, deu início à terceira edição da iniciativa “Uma Voz Contigo!”, uma ação que visa diminuir o isolamento social e que promove a interação entre voluntários e pessoas com mais de 65 anos.

Através da realização de chamadas telefónicas semanais, durante três meses, entre o mesmo voluntário e beneficiário, o projeto pretende melhorar o bem-estar social e emocional de pessoas muitas vezes em situação de solidão.

Mariana Couto, presidente da Associação afirma que “é muito gratificante saber” que a associação está “a contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida”, tanto dos beneficiários como dos voluntários.

“Os testemunhos que recebemos demonstram o impacto positivo desta experiência e ficamos felizes por poder ajudar a transformar a vida de todos os envolvidos, de forma simples e prática, apenas com recurso a um telefone”, acrescenta.

Todos os voluntários participam numa sessão online de onboarding, onde é explicada a dinâmica e se partilham dicas essenciais, como sugestões de temas de conversas para as chamadas telefónicas. Além disso, todas as chamadas são registadas num formulário, onde os voluntários relatam de forma sucinta os aspectos relevantes das conversas, visando a monitorização do estado anímico do idoso sem entrar em detalhes sobre os temas abordados.

Já os beneficiários são convidados a participar pelos parceiros sociais da Associação Estou Contigo! e têm total liberdade para aceitar ou recusar o convite realizado.

Para garantir o sucesso da iniciativa, a Estou Contigo! tem contado com o apoio de uma vasta rede de parceiros sociais, distribuídos por todo o território nacional, que funcionam como rede de apoio local e contacto de proximidade, caso exista algum caso reportado que necessite de intervenção direta e local.

Lançada pela primeira vez em 2023, a ação “Uma Voz Contigo” já recebeu mais de 600 candidaturas de voluntários de todo o país e tem desempenhado um papel fundamental na redução do isolamento social, especialmente entre as populações mais vulneráveis, ao mesmo tempo que promove a consciencialização para a importância de um envelhecimento saudável e acompanhado.