Estes ténis são feitos com café, azeitonas e restos de produção de vinho

A Zèta Shoes cria ténis exclusivos feitos com materiais reciclados desde 2020. São ténis vegan feitos com café, azeitonas ou restos da produção de vinho

O mundo da reciclagem e da sustentabilidade abre um caminho cheio de oportunidades, também para o mundo da moda. É o caso da Zèta Shoes, empresa que aposta na reutilização de resíduos vegetais para o fabrico de calçado desde 2020. A sua última aposta é a coleção Olea onde desenvolveram ténis com um material à base de azeitona.

Estes ténis foram fabricados com um novo material, que proporciona uma textura que faz lembrar pele de animal. Com ele dá-se uma nova vida às toneladas de resíduos de azeitona que os olivais produzem todos os anos.

Segundo explicam, depois de prensada a azeitona para extrair o azeite, reserva-se o bagaço de azeitona composto por cascas, sementes e restos. É finamente triturado para misturar com outros produtos até formar uma pasta espessa que será tingida com pigmentos naturais.

A massa obtida é espalhada sobre uma tela espessa. Depois, o material será solidificado para que possa ser cortado para criar estes ténis únicos, com um certo toque vintage e disponíveis em três cores

Esta coleção segue o caminho já traçado pela empresa, que utilizou todo o tipo de resíduos vegetais para criar os seus sapatos. No início deste ano, relançaram os Zèta Moka, uns ténis feitos com resíduos de café em colaboração com a Nespresso.

As borras de café são utilizadas na sola, enquanto os elementos dos sapatos vêm do circuito de reciclagem da Nespresso.

Mas um dos seus ténis mais inovadores são os Zèta Alpha, feitos com resíduos gerados na produção do vinho. O seu forro inferior é uma malha feita de garrafas de plástico recuperadas do Mediterrâneo.