Estes são os projectos escolares vencedores da “Sara Terra”: de um festival comunitário a proteger a Serra da Estrela
Já são conhecidos os vencedores da 2.ª edição do projecto “Sara Terra”, criado pela Endesa e agência Kico com o objectivo de sensibilizar as camadas mais jovens da população para a temática da sustentabilidade do planeta.
O desafio “Mudar o Mundo: uma escola de cada vez” contou com a participação de 111 turmas de 58 escolas, espalhadas pelos 18 distritos de Portugal Continental. Ao todo, foram mais de dois mil alunos que, em conjunto com os seus professores, pensaram em ideias para tornarem as suas escolas mais úteis para a comunidade local em que se inserem, sob as temáticas da Sustentabilidade, Sociedade de Informação, Digitalização e Inovação.
A vencedora do 1.º Ciclo foi a equipa “Vitamina C”, do 4º ano da Escola Básica da Alumieira, no distrito de Aveiro, com um projecto de promoção e divulgação de práticas sustentáveis através de um Festival Comunitário para toda a população.
Já a ideia vencedora do 2.º Ciclo foi da equipa “Traquinas Florestais”, do 5.º ano da Escola Básica Pêro da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, que consiste num plano de protecção e reflorestação do Parque Natural da Serra da Estrela. Esta última, consagrou-se também na categoria de “Escola Vencedora”, pelo que verá a sua ideia ganhar pernas com um prémio monetário no valor de três mil euros. Os alunos das turmas vencedoras ganharam também um prémio para cada um (tablet ou action cam).