Estes são os melhores anúncios nacionais de 2021
Consegue enumerar alguns dos anúncios que viu na televisão em 2021? Se sim, isso provavelmente significa que a marca e a equipa por trás do processo criativo acertaram em cheio. Mas, no meio de tantos trabalhos, quais terão sido as melhores acções publicitárias do ano passado? O estudo “Publivaga” da Marktest revela o top 3 com base nas métricas “recordação”, “agrado” e “eficiência”.
Tendo em conta os principais sectores abrangidos pelo estudo – bancos, lojas de electrónica/informática/electrodomésticos, seguradoras, super/hipermercados e telecomunicações –, foram exibidos na televisão, em 2021, cerca de 400 anúncios. Os super/hipermercados deram o maior contributo, na ordem dos 40%.
O “Publivaga” analisou, ao longo de todo o ano, a recordação de publicidade das respectivas marcas e anúncios. Para cada anúncio de televisão, a análise avalia a sua recordação comprovada (impacto), ou seja, a percentagem de descrições correctas, assim como o agrado suscitado, aos quais junta o investimento publicitário e os GRPs obtidos (audiência da publicidade), o que leva à eficiência, através da relação entre recordação e pressão.
Os três anúncios com os melhores resultados em cada uma das três métricas são “Quem trouxe foi o Pingo Doce” (recordação), “Começar de novo”, da Vodafone (agrado), e “Nova casa – Ana Guiomar e Diogo Valsassina”, da Vodafone (eficiência). Este último é ainda o único anúncio que integra os três tops 10 elaborados.