Estes são os maiores anunciantes do ano até ao momento
Com um investimento em publicidade acumulado de 92,5 milhões de euros (a preços de tabela) entre Janeiro e Fevereiro, a Ediclube mantém-se como a maior anunciante no mercado português. A empresa distribuiu o investimento entre TV (92,4 milhões de euros) e imprensa (104 mil euros), de acordo com os dados do serviço MediaMonitor da Marktest.
No top 5 dos principais anunciantes do ano, até ao momento, constam ainda o Modelo Continente (78,2 milhões de euros), a NOS (73,2 milhões de euros), a Procter & Gamble (65,4 milhões de euros) e o Lidl (64,2 milhões de euros).
Segundo os dados do MediaMonitor, no acumulado dos dois primeiros meses do ano foram gastos cerca de 2,5 mil milhões de euros em espaço publicitário no mercado nacional. A televisão foi o meio que recebeu a grande fatia do bolo, tendo canalizado 2,25 mil milhões de euros, seguida da Internet (122,7 milhões de euros), outdoor (54,8 milhões de euros), imprensa (41 milhões de euros), rádio (40,9 milhões de euros) e cinema (4,1 milhões de euros).
No ranking das agências de meios, destaca-se a Dentsu Media (263,6 milhões de euros) em primeiro lugar. Seguem-se a Arena (239,4 milhões de euros), a OMD (234,4 milhões de euros), a Wavemaker (204,7 milhões de euros) e a Initiative (159,7 milhões de euros) a fechar o top 5.
Já no que diz respeito às principais agências de publicidade, em termos de investimento no período em análise, encontram-se a VML (182,3 milhões de euros), a Havas Worldwide (177,3 milhões de euros), a Fuel (135,4 milhões de euros), a Publicis (113,2 milhões de euros) e a Santa Fe Orange (94,4 milhões de euros).