Esteja atento aos sintomas do cancro do sangue. Sabe quais são?

São, muitas vezes, assintomáticos nas suas fases iniciais. E mesmo quando surgem os sintomas, a sua inespecificidade faz com que os cancros do sangue “invisíveis… até serem demasiado visíveis”. Este é o mote da nova campanha da farmacêutica Takeda, que pretende alertar os portugueses para este tipo de doenças, cuja incidência está a aumentar.

Lançada no Mês de Sensibilização para os Cancros do Sangue, a campanha apela à “partilha do que mais importa, como os sinais e sintomas de doenças como leucemias, linfomas e mielomas, com o intuito de promover um diagnóstico mais precoce”. Entre alguns destes sintomas encontram-se nódoas negras, febre, dores de garganta, nódulos no pescoço, perda de peso, suores nocturnos, dores nas costas, cansaço e falta de concentração.

Pelo terceiro ano consecutivo, a campanha pretende assim alertar para os sintomas e para um diagnóstico mais precoce dos cancros do sangue. Além das redes sociais, a campanha contará com testemunhos reais de doentes, divulgação em mais de 400 autocarros da STCP e distribuição de folhetos informativos, em parceria com o Continente, entre outras acções que estão a ser planeadas.

Esta campanha conta com o apoio da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), da Associação Portuguesa de Leucemia e Linfomas (APLL) e da Associação de Apoio aos Doentes com Leucemia e Linfomas (ADL).

Artigos relacionados