Este vinho do Porto envelheceu no mar

Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged é o nome daquele que diz ser o primeiro vinho vintage da história a estagiar debaixo de água, especificamente no Porto de Sines. Este lançamento acontece em parceria com a Zouri Shoes, responsável pela embalagem do vinho.

Foi no dia 7 de Dezembro que Francsica Van Zeller, representante da 15.ª geração da empresa, ajudou a afundar um total de 102 garrafas, submersas a 10 metros de profundidade. «Aqui as garrafas encontram 2 bar de pressão, que é um valor seguro para iniciar o processo de envelhecimento do Porto Vintage. As garrafas também vão beneficiar de uma temperatura constante e de um ambiente escuro para um bom desenvolvimento. E uma mais-valia são as belas algas marinhas que começam a aparecer nas garrafas», explica, em comunicado, a gestora de Marketing e Comunicação da Van Zellers & Co.

O Van Zellers & Co Vintage Port 2020 Ocean Aged foi produzido com uvas oriundas de vinhas velhas, localizadas no coração do Vale do Douro, e colhidas integralmente à mão. À semelhança dos restantes Portos da casa, também as uvas deste foram pisadas a pé em lagares de pedra de granito, onde o vinho fermentou.

Após três dias, adicionou-se aguardente ao mosto em fermentação de maneira a preservar a intensidade dos aromas de frutos vermelhos, como as notas de compota e notas de cassis. O envelhecimento no oceano adicionou ainda uma camada extra de sabores e taninos suavizados.

As primeiras 35 garrafas serão vendidas exclusivamente através do WineChain, um mercado para NFTs de vinhos finos (as restantes chegarão ao mercado pela altura do Natal).

E no que toca à embalagem, a marca de sapatos eco-vegan ficou responsável pela sua concepção, propositadamente desenhada em forma de concha. Para o efeito, a marca utilizou apenas plástico recuperado da costa portuguesa e borracha natural.

A Van Zellers & Co vai ainda utilizar parte das receitas para apoiar um programa educativo organizado pelo Oceanário de Lisboa sobre a importância do nosso oceano, direccionado a crianças em idade escolar na Região do Douro.

Artigos relacionados