Este vídeo é sobre um dos maiores habitantes dos oceanos: o plástico

Não têm cérebro, dentes ou sistema nervoso, mas são capazes de percorrer quilómetros e de resistir durante mais de mil anos. Parece uma adivinha mas é a descrição apontada por Morgan Freeman no vídeo “Life Below Water”, em que é dado a conhecer o mais recente habitante dos oceanos e que está já a deixar a sua marca: o plástico.

O actor dá voz a uma campanha de sensibilização com criatividade da agência Goodby Silverstein & Partners que visa alertar para os perigos da poluição provocada pelo plástico. No vídeo, artigos como sacos, tampas ou até pneus ocupam o papel principal e vão sendo acompanhados pelas câmaras como se de um peixe ou outra criatura marinha se tratasse.

Dentro da família dos plásticos, há ainda uma espécie em concreto a assinalar. Embora pareçam indefesos, os microplásticos matam um milhão de peixes todos os anos: «Nada mal para um predador sem dentes.»

No final do vídeo, fica o lembrete de que haverá mais plástico do que peixes no oceano se nada for feito até 2050. Segundo a Adweek, a campanha foi realizada com base nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, considerando especialmente o 14.º: conservar e usar sustentavelmente os oceanos, mares e recursos marinhos.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...