Este supermercado é completamente autónomo e tem assinatura portuguesa
Já abriu em Lisboa aquele que se apresenta como “o mais sofisticado supermercado autónomo da Europa”. Denominado de Dojo, o novo laboratório da Sensei é criado em conjunto com a Hewlett Packard Enterprise para o desenvolvimento de tecnologias de retalho em grande escala.
Este espaço recria as características que são frequentemente encontradas em supermercados de grandes dimensões em todo o mundo, para que se possa testar e demonstrar novas tecnologias de retalho autónomo, num ambiente o mais real possível. Os novos recursos incluem entrada e saída sem portas, terminal de pagamento automático com cartão e rastreamento automatizado de produtos, suportado por balcões assistidos, e corredores de produtos frescos e congelados.
A Sensei está a digitalizar as operações de supermercados em loja, melhorando a eficiência e proporcionando uma experiência de compra simplificada, ao remover o checkout. A sua tecnologia já suportou o lançamento de lojas autónomas na Europa e América do Sul, com a utilização de visão computacional avançada, sensores inteligentes e IA para o rastreamento e pagamento de produtos que são recolhidos em loja.
A tecnologia da Sensei utiliza visão computacional e sensores, para reconhecer automaticamente todos os produtos e interacções com o consumidor. Assim, os retalhistas podem rastrear o inventário em tempo real e aceder a insights relevantes para optimizarem as suas operações e produtos, e aumentarem as vendas e a satisfação do cliente.
«O Dojo da Sensei é um grande passo no desenvolvimento das lojas autónomas, e um grande passo para a transformação do retalho. Estas instalações inovadoras provam que a tecnologia para lojas autónomas pode responder às características do formato de grandes lojas, e demonstra como serão as compras em supermercados para milhões de pessoas a nível global dentro dos próximos cinco anos», afirma, em comunicado, Vasco Portugal, CEO e co-fundador da Sensei.