Este snack reaproveita os resíduos da produção vitivinícola
O grande vencedor da edição deste ano do Prémio Ecotrophelia Portugal e da distinção Born from Knowledge Awards, ambos atribuídos pela PortugalFoods e pela Agência Nacional de Inovação (ANI), é um snack saudável que reaproveita resíduos da produção vitivinícola.
Assente nos princípios da economia circular, o produto Baguitas é rico em fibras e apresenta caraterísticas organoléticas únicas, segundo é explicado em comunicado. Na lista de ingredientes destas bolachas crocantes, destaca-se a farinha de bagaço de uva das castas Touriga Nacional e Arinto, fornecida pela Cooperativa Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz.
O projecto é da responsabilidade de uma equipa de investigadores da Universidade Lusófona, que quis encontrar uma forma de criar produtos de valor acrescentado a partir de resíduos que são, regra geral, desperdício. A transformação em farinha do bagaço de uva será um método mais sustentável de utilização deste subproduto.
Além disso, Baguitas será sinónimo também de nova fonte de rendimento para os produtores, sendo que neste momento as bolachas são produzidas artesanalmente, de forma local e sazonal. Nos planos está, porém, a industrialização do processo.
O projecto irá representar Portugal no Ecotrophelia Europe, evento que marcado para o mês de Outubro, na Alemanha, e que visa promover a inovação e o empreendedorismo no sector agro-alimentar a nível europeu.