Este smartwatch pode ajudar a evitar o bullying
A violência nas escolas tem vindo a aumentar e, de acordo com uma investigação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), cerca de 70% dos alunos afirma já ter sido vítima de algum tipo de violência por parte dos seus pares. No que diz respeito à violência física esta chega aos 82% e o cyberbullying aos quase 60% dos alunos entrevistados.
O SaveWatch+ é um relógio da SaveFamily que quer ajudar a detectar episódios de abusos antecipadamente, já que inclui um modo antibullying que permite aos pais e encarregados de educação ouvir o que acontece em torno dos seus filhos e identificar assim se existe algum problema.
«Quando os pais se ligam remotamente, o relógio não emite nenhum sinal pelo que podem ouvir sem que o seu filho ou as pessoas que estão à sua volta saibam», explica, em comunicado, Jorge Álvarez CEO da SaveFamily, a empresa europeia criadora deste smartwatch.
Para cumprir com os termos legais, nenhum destes áudios ou imagens ficam gravados, mas os pais sabem o que se está a passar e podem colocar em marcha as medidas oportunas, como falar com a escola para colocar um fim ao problema.
«As famílias que compram os nossos relógios fazem-no por dois motivos principais: saber onde estão os seus filhos, o que se consegue com a geolocalização que incluem estes dispositivos; e confirmar que se encontram num ambiente seguro, para que o utilizem em modo antibullying.»