Este par de ténis da Nike pode ultrapassar os 130 mil euros em leilão

Já não estão no melhor estado e dificilmente poderão voltar a ser usados, mas os primeiros ténis criados por Bill Bowerman, co-fundador da Nike e treinador na Universidade de Oregon (EUA), poderão ser vendidos por mais de 130 mil euros. O modelo (na foto em cima) vai ser leiloado pela Sotheby’s, que acredita poder chegar aos 150 mil dólares (cerca de 133 mil euros).

Os ténis são do início da década de 70 e, segundo indica a CNBC, foram feitos à mão. Brancos e com pitons na sola, serão os primeiros do género a aparecer num leilão, tendo sido produzidos para John Mays, um atleta da equipa que Bill Bowerman treinava. Até agora era precisamente com este antigo corredor que estava o par.

«Por vezes, o Bill falava-me sobre uma nova empresa com a qual estava envolvido. Não prestei muita atenção na altura. Um dia, pediu-me para ajudar a testar ums novos ténis de corrida que tinha desenhado. Claro, aceitei e fiquei entusiasmado por ser escolhido», conta John Mays à Sotheby’s.

A leiloeira justifica o valor potencial destes ténis com o facto de serem a base original para as principais inovações da Nike. Actualmente, a marca multimilionária ainda usa o “waffle design” nos seus modelos.

O leilão já está a decorrer e termina apenas na próxima semana, no dia 26 de Junho. No mês passado, a Sotheby’s apresentou um leilão semelhante, ao disponibilizar um par de Air Jordan 1’s autografados por Michael Jordan, que foram vendidos por 560 mil dólares (perto de 498 mil euros).

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...