Este livro sugere 52 medidas para o futuro da Saúde em Portugal
Intitula-se “Recomendações para o Futuro da Saúde” e é um livro que agrega nada menos que 52 sugestões aprovadas pelos 60 deputados do Health Parliament Portugal com o objectivo de melhorar o sector da Saúde.
Durante oito meses, os deputados do Health Parliament Portugal, divididos em seis comissões parlamentares, analisaram e debateram o futuro da Saúde em Portugal. Agora, o novo livro junta as principais recomendações em áreas como inovação e valor da saúde, oncologia, saúde mental, recursos humanos ou sustentabilidade.
Na área da inovação e valor da saúde, por exemplo, os deputados defendem a «evolução do Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde e a criação de uma Agência Nacional de Dados e Análise de Valor em Saúde, com a constituição do Gabinete Nacional de Apoio ao Investigador». Já entre as recomendações na área da tecnologia e integração de cuidados está a «generalização das redes de telessaúde (teleconsulta e telemonitorização) a nível hospitalar através da inclusão nos contratos-programa hospitalares a nível nacional, bem como a actualização de requisitos para concursos públicos de forma a permitir o aluguer de equipamentos state of the art.»
O Health Parliament Portugal, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, resulta da parceria entre a Janssen (companhia farmacêutica do grupo Johnson & Johnson), o Expresso, a Microsoft e a Universidade Nova de Lisboa. Adalberto Campos Fernandes, Alexandre Lourenço, Eurico Castro Alves, Fernando Araújo e Maria de Belém Roseira são apenas algumas das personalidades que integram o projecto como membros do Conselho Consultivo.