Este livro retrata o estado da inovação em Saúde em Portugal

“Algo falha, em Portugal, na passagem da descoberta para a inovação que depois está disponível para a sociedade”. Esta é uma das principais conclusões dos autores do livro “Inovação em Saúde por quem a Pratica”, que aborda as oportunidades e entraves da inovação neste sector.

O livro resulta de um projecto que junta a Fundação “la Caixa”, o BPI e a Nova SBE, em parceria com o Health Cluster Portugal. Pedro Pita Barros (Nova SBE), Filipa Breia da Fonseca (Nova SBE) e António Bensabat Rendas (Nova Medical School) são os autores da obra.

Partindo do princípio que “o futuro dos cuidados de saúde está intrinsecamente ligado à inovação que se desenvolve no sector”, os autores do livro não deixam de notar que “nesta frente há oportunidades que ficam por explorar e, paradoxalmente, muitas descobertas nunca chegam a fazer parte da nossa vida”. Nesse contexto, o livro resulta agora lançado tem como objectivo “contribuir para o desenvolvimento de uma cultura nacional de inovação nas múltiplas áreas da Saúde – uma inovação idealizada e produzida em Portugal em detrimento da importada de outros países, como era apanágio há anos atrás.”

Para perceber os caminhos que levam ao sucesso (e insucesso) na inovação, os autores entrevistaram os responsáveis de várias organizações públicas e privadas que integram o Health Cluster Portugal e analisaram cientificamente “as narrativas partilhadas com resultados encorajadores para todos os que pretendem inovar em Saúde em Portugal”. Desta forma, foi possível “identificar padrões que permitem compreender não só os sucessos conseguidos, mas também as razões dos insucessos ocorridos.”

O livro “Inovação em Saúde por quem a Pratica”, com chancela da Almedina, dirige-se a gestores e profissionais de saúde.

Artigos relacionados