Este hotel flutuante vai mover-se consoante as correntes no oceano em 2025

Chama-se Eco-Floating Hotel e é um projeto inovador que combina sustentabilidade, tecnologia e design futurista. Porquê futurista? Já se imaginou alojado num hotel que se move no oceano? É isso mesmo que irá acontecer neste hotel flutuante que marca pela originalidade.

Previsto para estrear no Qatar este ano, ainda sem uma data em concreto, o hotel tem como diferencial a capacidade de se mover para diferentes localizações, recorrendo às correntes marítimas para gerar energia elétrica e oferecer vistas panorâmicas aos hóspedes. Com uma área de 35 mil m² e 152 quartos, o hotel de cinco estrelas aposta no conceito de luxo sustentável, integrando práticas de economia circular e tecnologias de energia verde, como turbinas verticais e sistemas de colheita de água da chuva.

Inspirado na forma e movimento de um vórtice, o projeto usa um sistema de posicionamento dinâmico (DP) para manter sua rotação controlada, mantendo-se em rotação ao longo das 24 horas do dia. Além disso, o hotel dispõe de múltiplos acessos — uma plataforma flutuante, barcos e até heliporto —, garantindo conveniência e conectividade. O design da cobertura não só maximiza a captação de energia e água como reflete o conceito do vórtice, criando uma experiência imersiva para os visitantes.

Além de tudo isto, a infraestrutura prioriza a preservação ambiental: todos os resíduos serão tratados, incluindo águas residuais. O hotel também contará com áreas de lazer, como piscinas, spas, ginásios e até um campo de mini golfe, tudo projetado para alinhar luxo e funcionalidade.

Atualmente em fase de viabilidade técnica, o Eco-Floating Hotel tem conclusão prevista para 2025. Com a possibilidade de ser transportado para diferentes locais, o projeto promete transformar a hotelaria.

Artigos relacionados