Este guia digital gratuito dá dicas sobre cibersegurança para pais e filhos

Crianças e respectivos pais são o público-alvo do novo guia gratuito lançado pela Dashlane. Disponível online, apresenta dicas sobre cibersegurança para tentar colmatar a falta de aplicações de controlo parental – dados da plataforma mostram que quase metade das crianças entre os cinco e os 12 anos em Portugal não tem apps que filtrem o tipo de conteúdos a que podem aceder.

Segundo Mafalda Garcês, Site leader & People director da Dashlane em Portugal, «a Internet é um mundo surpreendentemente vasto a que as crianças acedem cada vez mais cedo, através dos diversos dispositivos electrónicos que lhes colocamos à disposição». Por isso mesmo, será fundamental fomentar comportamentos responsáveis e apresentar os riscos à espreita.

A responsável, considera que o guia poderá ser particularmente útil actualmente, considerando que esta é uma «altura em que grande parte das crianças tem uma utilização praticamente diária deste tipo de dispositivos, muito por força da necessidade de aulas online neste contexto pandémico».

O guia está dividido em duas secções, sendo que uma delas é inteiramente dirigida aos mais novos. Para que a informação possa ser compreendida pelas crianças, foi pensada uma linguagem simples, que é depois complementada com contextualização para os pais ou adultos responsáveis.

Não falar com estranhos, não publicar informações pessoais e não instalar aplicações desconhecidas são alguns dos conselhos. Em caso de dúvida, o melhor é sempre falar com um adulto.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...