
Este é o único país onde os gelados da Häagen-Dazs são diferentes. Conheça o segredo por trás de produção exclusiva
A Häagen-Dazs é uma das marcas de gelado mais conhecidas do mundo, presente em praticamente todos os continentes. No entanto, nem todos os países têm acesso à mesma variedade de sabores e receitas, uma vez que a produção global da marca apresenta uma exceção. Todos os gelados da Häagen-Dazs são fabricados na França, à exceção dos Estados Unidos.
No mercado norte-americano, a produção está a cargo da Nestlé e há um detalhe curioso que foi explicado por Valentina Martínez, gerente de marketing da Häagen-Dazs Shops Iberia e América Latina, no podcast La sobremesa del marketing. De acordo comn Martínez, a Nestlé detém uma concessão especial desde os anos 90, quando a General Mills adquiriu a Häagen-Dazs. Esta concessão especial deu à Nestlé o direito exclusivo de explorar a marca nos Estados Unidos por um período de cem anos.
Ou seja, a Nestlé tem a liberdade para desenvolver receitas e adaptações específicas para o público norte-americano, diferenciando-se dos produtos produzidos em França.
Apesar deste “segredo”, esta dinâmica sofreu uma mudança significativa em 2019, quando a Nestlé vendeu o seu negócio nos EUA por 3,6 mil milhões de dólares, num movimento estratégico para revitalizar as suas operações e competir de forma mais agressiva com a Unilever, detentora das marcas Frigo e Magnum.
A empresa que assumiu a gestão da Häagen-Dazs nos EUA foi a Froneri, uma joint venture entre a própria Nestlé e o fundo PAI Partners. Essa parceria promete trazer uma nova abordagem para a marca no mercado americano, mantendo a essência do produto enquanto explora inovações e estratégias para fortalecer a presença da Häagen-Dazs no setor dos gelados premium.