Este cão-robô podia ter saído de “Black Mirror”, mas é uma invenção da Xiaomi
Lembra-se do episódio “Metalhead” da série de ficção científica “Black Mirror”? Se quando viu este capítulo pensou ‘Espero que estes robôs nunca existam’, desengane-se. A Xiaomi criou um dispositivo que em tudo se assemelha a esses mesmos cães electrónicos, mas cujo propósito é um pouco diferente. Neste caso, não é o de aniquilar tudo o que mexa, mas sim o de auxiliar quem o adquirir.
Este Cyberdog apelidado de Albert foi criado com o objectivo de auxiliar utilizadores mais velhos e com maiores dificuldades motoras, já que o seu conjunto de câmaras juntamente com a inteligência artificial consegue identificar quem tem de seguir. Além disso, também pode ajudar a transportar até três quilos de carga no seu lombo, como, por exemplo, o saco das compras.
Além disso, este aparelho desempenha também a funcionalidade de segurança, percorrendo rondas no perímetro definido. O cão cibernético consegue ainda dar a pata e emitir um som ternurento.
Por enquanto, o robô só está disponível para venda em território chinês por um valor que se aproxima dos 1500 euros. O objectivo da Xiaomi é que sejam desenvolvidas outras funcionalidades antes de o dispositivo chegar a mais mercados.