Este ano não há partidas de 1 de Abril: Google cancela Dia das Mentiras

A Google não vai pregar partidas aos internautas durante o dia de hoje, nem fazer piadas. Ao contrário do que é habitual, o dia 1 de Abril não ficará marcado pelas iniciativas mais ou menos elaboradas da tecnológica. Num email a que o Business Insider teve acesso, a Google pede a todos os gestores de equipas para garantirem que nenhuma partida estava a ser planeada. O Dia das Mentiras foi cancelado.

«Por favor, investiguem esses esforços e assegurem que as vossas equipas fazem uma pausa relativamente a qualquer tipo de piadas que pudessem ter planeado», indica Lorraine Twohill, CMO da Google, na carta. A empresa liderada por Sundar Pichai teme que quaisquer partidas possam ser vistas como de mau tom tendo em conta o contexto actual de pandemia.

Em anos anteriores, a Google olhava para o Dia das Mentiras como uma oportunidade de interagir e entreter os seus utilizadores. Não obrigatoriamente através de mentiras – até porque nos EUA se celebra o April Fool’s, ou seja, Dia dos Tolos -, mas através de actividades mais inusitadas. Já criou caças ao tesouro (e também ao Pokémon) no Google Maps, por exemplo, e apresentou uma versão do tradutor para animais.

«Sob circunstâncias normais, o Dia das Mentiras é uma tradição da Google e tempo de celebrar aquilo que nos torna uma empresa pouco convencional. (…) Vamos tirar este ano de folga por respeito àqueles que estão a lutar contra a pandemia de COVID-19», explica a responsável de Marketing. Segundo Lorraine Twohill, o principal objectivo da Google neste momento é ser útil para as pessoas, por isso, as piadas ficam para Abril de 2021, «que será, sem dúvida, muito mais brilhante do que este».

Parece haver, no entanto, outras marcas da indústria tecnológica a optar por manter as piadas e partidas. O site The Verge diz ter recebido várias propostas nesse sentido ao longo dos últimos dias, mas que decidiu não compactuar e criar até uma espécie de lista negra: vai partilhar publicamente o nome de todas as marcas que fizerem partidas.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...