Estas são as tendências que irão moldar o comportamento do consumidor em 2025, revela estudo

Utilizando inteligência artificial para examinar mais de 160 milhões de conversas online em todo o mundo, a Diageo produziu um estudo que fornece dados detalhados sobre os tópicos que estão a ser falados globalmente e as tendências do momento que estão a moldar a tomada de decisões dos consumidores.

O relatório deste ano analisa as tendências que foram identificadas em 2024 (neo-hedonismo, bem-estar consciente, expansão da realidade, pertença coletiva e marcas para o melhor) e a forma como evoluíram nos últimos doze meses. Desta forma, o grupo pretende oferecer novas previsões que poderão moldar o comportamento dos consumidores em 2025. A pesquisa identifica que 2025 assistirá a um aumento de:

Consumo moderado de bebidas alcoólicas através de “zebra striping”. Este é o comportamento de alternar bebidas alcoólicas e não alcoólicas durante o mesmo evento social. Isto reflete um crescimento da tendência já observada no relatório do ano passado nas conversas online sobre cuidados pessoais, bem-estar e interações sociais mais descontraídas: um aumento de 79% nas conversas sobre “eventos mais lentos” (uma tendência que convida a uma diversão mais moderada e no momento, que registou um dos maiores crescimentos identificados) e 37% quando se fala em “celebrar o amor-próprio”.

Investir (tempo e dinheiro) em produtos ou experiências únicas. Por outras palavras, tirar mais partido do irrepetível para que se torne uma recordação para toda a vida. O relatório constatou que as conversas sobre como tirar o máximo partido de produtos e eventos únicos aumentaram 83% no último ano (5,6 milhões de conversas), ao mesmo tempo que se verificou um aumento de 42% nas conversas dos consumidores sobre espaços sociais alternativos, como salas de jogos de realidade virtual, espaços híbridos físico-digitais ou bares pop-up, que oferecem às pessoas novas formas de se ligarem e socializarem.

A integração da IA na vida quotidiana. As conversas sobre relações baseadas em IA aumentaram 83% a nível mundial, sendo a Europa (96%) e a América do Norte (91%)² as regiões com os maiores aumentos. O relatório explora a forma como, à medida que a IA evolui, é mais provável que se torne uma ajuda mais fiável para a tomada de decisões quotidianas e como esta tendência já está a ser observada em aplicações de consumo diário, desde assistentes bancários digitais a aplicações de fitness com planos de treino personalizados e dados de saúde em tempo real. Consequentemente, a inteligência artificial está a transformar a relação entre os consumidores e as marcas.

A procura de ligações mais profundas em comunidades online e offline. O relatório mostra um aumento de 121% a nível global nas conversas sobre a ligação de fandoms (comunidades de seguidores com um interesse comum), representando 32 milhões de conversas e o maior aumento identificado. Mercados como a América Latina e as Caraíbas (135%) e a América do Norte (126%) lideraram este crescimento.

 

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