Estas são as startups mais inovadoras na área da demência
Já são conhecidos os vencedores da edição deste ano da competição Building Tomorrow Together, que procurou as melhores soluções digitais para melhorar a vida de pessoas que sofrem de demência. No total, foram distribuídos 100 mil euros pelas quatro startups vencedoras.
O Building Tomorrow Together – Innovation in Dementia foi organizado pela farmacêutica Roche em parceria com a Beta-i e várias instituições de saúde em Portugal com o intuito de desenvolver soluções capazes de responder a necessidades concretas de pessoas que vivem com demência e respectivos cuidadores.
As startups vencedoras da edição deste ano do concurso são: a iLof -intelligent Lab on Fiber, que desenvolveu uma solução que permite, através de biomarcadores, detectar precocemente sinais de demência; a Somatix, com uma solução de monitorização remota de doentes através de um dispositivo wearable (uma bracelete) para detectar movimentos de forma passiva; a Virtuleap, que recorre a óculos de realidade virtual e a uma aplicação para proporcionar jogos e movimentos que permitem analisar a capacidade cognitiva dos pacientes e prever sintomas de demência; e a NeoNeuro, que implementou uma solução que permite um diagnóstico precoce, através de uma análise ao sangue com um protocolo e um equipamento próprios.
Os quatro projectos das startups vencedoras serão implementados em seis pilotos em hospitais e unidades de saúde, nomeadamente o Centro Hospitalar Universitário de São João, Luz Saúde, CNS – Campus Neurológico, CUF, Lusíadas e Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga.