Estas são as profissões de Marketing mais procuradas em 2020
Há três profissões na área do Marketing que vão estar em destaque ao longo deste ano, em Portugal. Partindo de análises de mercado e tendências de contratações das empresas para 2020, a Michael Page indica quais as profissões com maior possibilidade de procura: Marketing & Communication manager, Account manager e head of e-commerce.
Os cargos considerados nesta lista incluem média e alta gestão e níveis técnico e de suporte à gestão, sublinha a Michael Page. Álvaro Fernández, director geral da empresa de recrutamento acrescenta que, neste momento, a procura nota-se mais «na contratação de executivos com domínio de competências sociais, polivalentes e focados no cliente ou na experiência do consumidor».
Diz o mesmo responsável que sectores como TI, Vendas e Shared Services Centres (SCC) continuam com boa procura de executivos e que «a digitalização dos sectores que marca as tendências do recrutamento e a actual procura de funções prevê um ambiente de trabalho dinâmico».
No caso da função de Marketing & Communication manager, as empresas procuram responsáveis pela coordenação cross-channel de projectos de Marketing e ligação com diferentes departamentos e agências. Procuram também alguém capaz de desenvolver e implementar planos de Marketing, incorporar estratégias internacional a nível local, gerir equipas, passar briefings a agências, monitorizar e criar relatórios para cumprimento de KPIs.
Aposta no posicionamento das marcas e fidelização de clientes é o motivo que leva as empresas a procurar profissionais para preencher esta vaga. A remuneração bruta anual, por seu turno, é de 50 mil euros, de acordo com a Michael Page.
Passando para o Account manager, a procura foca-se em áreas verticais específicas como público, energia, retalho, serviços financeiros e indústria. A lista de responsabilidades inclui prospecção e angariação de novos clientes e parceiros, aumentar a qualidade da venda, acompanhar os clientes e parceiros, elaborar propostas, negociar e concretizar a operação, promover sinergias com outras equipas e monitorizar resultados. Neste caso, a remuneração bruta anual ronda os 45 mil euros mais variáveis.
Por fim, head of e-commerce é outra das profissões mais procuradas no Marketing, com uma remuneração bruta anual de 55 mil euros mais variáveis. Reforçar o posicionamento das marcas no canal online é a motivação que leva as empresas a procurar alguém para este cargo.
As funções incluem redefinição e animação da estratégia global da marca no contexto digital, definição de estratégia e assegurar a geração de conteúdos de qualidade elevada (e-books, white papers, webinars, entre outros). Também é esperado do profissional a criação de campanhas impactantes multicanal, optmização de campanhas de Performance Marketing, captação de leads de boa qualidade e avaliação constante do ROI.