Estas são as marcas com melhor reputação ambiental
A Nestlé ocupa o primeiro lugar, a nível mundial, do ranking das marcas reconhecidas pelos consumidores pelos seus impactos no ambiente. Coca-Cola, Natura, Almarai e Ecover fecham o top 5 desta lista divulgada no âmbito do estudo “Who Cares, Who Does” da Kantar Worldpanel Division.
Logo depois, surgem a Yves Rocher, Nivea, Tony’s Chocolonely, Zywiec Zdrój e Frosch. Deste top 10, cinco encontram na sustentabilidade a sua proposta de valor central: Natura, Ecover, Yves Rocher, Tony’s Chocolonely e Frosch.
Em termos de percepção do impacto na sociedade, a Avon lidera, logo seguida pela Tony’s Chocolonely, Natura, Nestlé, Nivea, Oriflame, The Body Shop, Yves Rocher, Lush e Dove. Neste caso, são seis as insígnias com a sustentabilidade como proposta de valor central: Tony’s Chocolonely, Natura, Oriflame, The Body Shop, Yves Rocher e Lush.
«Construir uma vantagem competitiva através de uma estratégia de sustentabilidade, representa uma grande oportunidade para as marcas. As empresas que conseguirem acertar irão colher os frutos e aquelas que não agirem correrão o risco de afastar um número crescente de compradores», vaticina Guillaume Bacuvier, CEO da Kantar Worldpanel Division.
O mesmo responsável adianta, em comunicado, que dois terços dos compradores já deixaram de comprar pelo menos uma vez um produto ou um serviço que tenha um impacto negativo no ambiente.
Já no que concerne os retalhistas, Guillaume Bacuvier indica que há também muito a fazer, uma vez que somente 44% dos compradores mostra satisfação ou muita satisfação relativamente à oferta dentro da loja.
«Uma boa escolha de produtos locais e de opções acessíveis são os factores mais importantes de sustentabilidade que os compradores têm em conta quando escolhem uma loja para as suas compras», explica.