Estas são as 5 tendências determinantes para o Marketing Digital em 2022
O mês de Janeiro no mundo empresarial é, muitas vezes, sinónimo de reorganização interna, estabelecimento de novas metas e planeamento a longo prazo de conteúdos e iniciativas. Desta forma, a Páginas Amarelas, agência de Marketing Digital, identificou algumas das tendências que irão marcar o seu sector em 2022 e que deverão ser contempladas pelas empresas nas suas estratégias:
- Voice Searching: espera-se que a procura de produtos e serviços em motores de pesquisa através da voz venha a tornar-se uma realidade este ano. A integração desta proposta da gigante tecnológica Google prevê um impacto forte na experiência do utilizador ao incorporar um sistema de pergunta por voz e de resposta directa do mesmo modo por parte do motor de pesquisa. Uma vez implementada, esta tendência vai alterar a forma como as empresas incorporam o Google Ads ou o Search Engine Advertising nas suas campanhas de Marketing Digital.
- Google Ads: aliado ao ponto anterior, o investimento crescente em Google Ads vai continuar a fazer-se sentir em 2022, nomeadamente por via de uma capacidade de segmentação cada vez mais apurada. O lançamento do serviço Google Ads Performance Max, em Novembro de 2021, veio permitir que os anúncios sejam automaticamente direccionados para o público adequado, tendo apenas por base dados fornecidos pela empresa – um reforço à eficácia das campanhas.
- Hiperpersonalização: porque, cada vez mais, o cliente espera uma experiência de compra única, a personalização deve estar presente em todas as fases do processo, desde o anúncio, passando pelo packaging do produto, até ao apoio pós-venda. Uma boa forma de as empresas criarem relações fortes e duradouras entre as marcas e os seus consumidores é investir nesta vertente.
- Visual Commerce: o comércio visual refere-se à experiência do utilizador no eCommerce focada na visualização de produtos. Esta tendência pode ser conseguida através de imagens ou de realidade aumentada, algo a que se vai assistir cada vez mais, com o crescimento do Metaverse do Facebook, agora Meta.
- Chatbots: com a generalização do uso da inteligência artificial como uma ferramenta que permite automatizar interacções repetitivas, através de chatbots, vai aumentar o número de utilizadores desta solução. Estas plataformas são boas notícias para as empresas, pois permitem reduzir o tempo de espera no atendimento ao cliente e conseguem resolver problemas sem a intervenção de um assistente, o que maximiza a eficiência das equipas de vendas e aumenta a satisfação final do cliente.