Estas são as 24 palavras que definiram o ano de 2023

Do conflito no Médio Oriente às catástrofes naturais, da religião à política, da tecnologia ao desporto, algumas das palavras pesquisadas pelos utilizadores do Dicionário Priberam definiram o mundo em 2023. Está de volta a lista das palavras que suscitaram mais curiosidade, organizada pela Priberam e pela Agência Lusa.

São apresentadas 24 palavras, duas por cada mês, em termos de relevância, a partir de mais de uma centena que, devido ao elevado número de pesquisas, ganharam destaque nas buscas do Dicionário Priberam ao longo de 2023. São elas:

Janeiro:

EMÉRITO – Morte do papa emérito, Bento XVI.

GOLPISTAS – Golpistas apoiantes de Bolsonaro forçam entrada no edifício do Congresso brasileiro.

Fevereiro:

ABUSO – Apresentação do relatório da comissão independente sobre os abusos sexuais de crianças na Igreja Católica em Portugal.

OVNI – Na sequência do abate de objectos voadores não identificados (OVNI) por membros da NATO, o secretário-geral Jens Stoltenberg destaca a defesa do espaço aéreo.

Março:

COMENDADOR – Morte do empresário e comendador Rui Nabeiro, do grupo Delta Cafés.

ISMAELITA – Ataque com arma branca no Centro Ismaelita em Lisboa causa duas vítimas mortais.

Abril:

EXONERADO – Frederico Pinheiro, adjunto exonerado de João Galamba, acusa Ministério das Infraestruturas de querer omitir informação à comissão de inquérito à TAP.

REFORMA – Franceses manifestam-se nas ruas contra a reforma do sistema de pensões que prevê o aumento da idade de reforma.

Maio:

CATINGA – Paulina Chiziane, escritora moçambicana vencedora do prémio Camões 2021, contesta a definição de “catinga” em alguns dicionários de língua portuguesa.

COROAÇÃO – Cerimónia de coroação dos novos reis de Inglaterra.

Junho:

INELEGÍVEL – Votos da maioria dos juízes do Tribunal Superior Eleitoral brasileiro tornam o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível nos próximos oito anos.

MERCENÁRIO – Líder do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin, nega acusação de traição feita pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Julho:

MARIPOSA – O nadador português Diogo Ribeiro é medalha de prata nos 50 metros mariposa nos mundiais de natação, no Japão.

VAGAL – O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tem alta hospitalar após episódio vagal e desmaio.

Agosto:

PEREGRINO – Centenas de milhares de peregrinos inscritos na Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, que conta com a presença do Papa Francisco.

DESASTRE – Fogos florestais na ilha de Maui causam o desastre mais mortífero do Havai.

Setembro:

MITIGAR – Conselho de Ministros aprova medidas para mitigar o impacto da subida das taxas de juros no crédito à habitação.

TERRAMOTO – Terramoto com magnitude de 6,9 graus atinge Marrocos e também é sentido em Portugal e Espanha.

Outubro:

PIPI – Luís Montenegro, presidente do PSD, considera “pipi, bem apresentadinho e muito betinho” o orçamento de estado para 2024.

PALESTINIANO – Israel bombardeia a Faixa de Gaza em retaliação a ataque surpresa do grupo palestiniano Hamas.

Novembro:

DEMISSIONÁRIO – O primeiro-ministro, António Costa, fica demissionário após inquérito instaurado pelo Ministério Público.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – OpenAI, que lançou o ChatGPT, uma forma de inteligência artificial generativa, anuncia o regresso do seu co-fundador Sam Altman.

Dezembro:

COLAPSO – António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, declara que ainda é possível evitar o colapso da Terra.

PRUDÊNCIA – Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, pede prudência nos aumentos salariais.

Artigos relacionados